Uma das cirurgias dos olhos mais conhecidas é a Cirurgia Refrativa. É um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação pois é feita através de um equipamento chamado Excimer Laser que utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.

A cirurgia pode ser realizada através de diferentes técnicas, cada uma com indicações específicas:

Cirurgia Refrativa PRK

No PRK é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa do tecido corneano), para após ser feita a aplicação do laser.

Terminado o procedimento, uma lente de contato terapêutica é colocada diante à superfície corneana para promover a cicatrização e o alívio do desconforto nos primeiros dias do pós-operatório.

Cirurgia Refrativa LASIK

No LASIK cria-se primeiramente um flap na camada mais externa da córnea (epitélio), para após ser feita a aplicação do laser na sua camada mais interna. Terminada a aplicação, o flap é reposicionado.

Cirurgia Refrativa iLASIK (técnica mais moderna que o Lasik convencional)

É realizado um finíssimo corte na córnea (flap) com um laser de femtosegundo.

Após o corte, o flap é levantado para aplicação do laser que irá corrigir o grau. Após a aplicação do laser, o flap é novamente colocado no seu lugar de origem.

Comparado ao PRK, a recuperação da visão é mais rápida e o paciente, praticamente, não sente dor no pós-operatório.